O que é Osteoporose - Medidas Preventivas

A Osteoporose é uma doença que afeta os ossos e tem sua origem numa alimentação pobre em Cálcio e vitamina D. Estudos revelam que o fumo, o álcool e a vida sedentária também contribuem para o surgimento da Osteoporose. A Osteoporose é mais comum em mulheres que em homens, e faz com que os ossos fiquem frágeis e quebrem com maior facilidade. O osso fica com uma aparência porosa, cheia de buraquinhos, e são estes buraquinhos que permitem que ele fique fraco e se parta. A incidência de fraturas direciona-se para tornozelos, pernas, punhos, ancas e vértebras.

A Osteoporose não tem sintomas evidentes, na maioria das vezes pode ser detectada ocasionalmente quando por vezes numa pequena fratura que deverá ser tratada. Pode-se também detectar a fragilidade dos seus ossos através de exames complementares como: Densitometria Óssea, Ultra Sonometria Óssea, RX, Histomorfometria e Provas Laboratoriais.

Antigamente a doença manifestava-se mais freqüente em idosos, hoje em dia tem se manifestado mais cedo; mulheres na fase de menopausa apresentam com grande frequência a manifestação da Osteoporose. Os cuidados para prevenção são básicos, entretanto devem iniciar cedo, a medida que envelhecemos vamos perdendo ‘osso’, e para minimizar esta perda os cuidados devem ser contínuos.



Medidas Preventivas:

Praticar Exercícios Físicos é essencial para manter-se saudável em todos os aspectos. Pode ser na academia de ginástica com exercícios de baixo impacto, ou dança moderada. Caso você não goste de frequentar uma academia poderá então fazer caminhadas diárias de 30 minutos, subir escadas em vez de usar o elevador, ou até mesmo pequenos alongamentos que podem ser feitos em casa mesmo. A prática de Yoga e Tai Chi Chuan também é benéfica para a saúde dos ossos.

Alteração na Alimentação:

A alimentação é importante desde quando a criança nasce, e deve ser levada em conta durante todas as fases da vida. Porém em adulto, devido ao corre-corre diário, nem sempre é possível ter atenção à alimentação, mas lembre-se de que prevenir é melhor do que remediar. É possível ter uma alimentação mais rica em cálcio introduzindo no seu dia-a-dia leite, queijos, iogurtes, verduras, barras de cereais e cereais que podem ser ingeridos no café da manhã. Caso você tenha intolerância a lactose consulte seu médico que poderá lhe indicar alternativas para obtenção natural de cálcio através da alimentação.

A vitamina D também é muito importante para a manutenção de ossos saudáveis. Pode ser encontrados nos cereais, ovos, leite e vegetais. A vitamina D contribui para que o organismo absorva de forma eficaz o cálcio ingerido durante o dia. Saiba também que a vitamina C e a vitamina B12 também são excelentes para que seu organismo fabrique colágeno, substância que é essencial não só na formação dos ossos, mas também para a manutenção de unhas fortes, cabelos brilhantes e uma pele bonita e saudável.