A eficácia dos cosméticos noturnos.

Há cerca de duas décadas, o mercado da estética passou pelo ‘boom’ dos cosméticos noturnos. De fato, estes produtos realmente funcionam, pois é durante a noite que ocorre a renovação celular. Entenda como usar essa técnica em benefício de sua beleza e saiba escolher seu aliado.

À noite, acontece a liberação de hormônios pelo corpo e as células entram em processo de recuperação. Assim, há uma melhora de fluxo sanguíneo e a pele aceita de melhor forma os produtos. Antes de dormir, é importante usar cosméticos que contenham princípios ativos hidratantes, nutritivos, firmadores ou tensores, estimuladores de colágeno, entre outros aceleradores da renovação celular.

A ação destes produtos é tanta que a maioria das empresas voltadas para o consumo de beleza chega a cobrar até o dobro dos diurnos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome cosméticos, perdendo somente para os Estados Unidos e Japão.

Seja qual for o objetivo da pessoa (hidratar, prevenir ou tratar), o efeito do tratamento pode ser potencializado se realizado à noite, melhor ainda se os tratamentos diurno e noturno forem realizados em conjunto.

Hoje em dia, as opções são bem amplas, basta saber escolher qual é o melhor princípio ativo indicado para seu objetivo e sua pele. Como temos necessidades noturnas, é importante usar produtos específicos, pois alguns componentes são diferentes dos das fórmulas diurnas. Os produtos diurnos podem ser utilizados à noite, mas podem não apresentar tanta eficácia.

Durante a noite, as pessoas conseguem usar um veículo mais cremoso e por mais tempo. Além disso, a pele não sofre agressões externas, como vento, suor, etc. O tempo de sono também influencia diretamente no produto, pois ele fica mais tempo na pele e há mais liberação de hormônios.

Durante o dia, o mais indicado é fazer bastante uso do filtro solar e da maquiagem. Já à noite, momento em que homens e mulheres estão em casa mais tranqüilos, é indicado usar produtos para a face, área dos olhos, colo e pescoço. Se estas dicas forem seguidas diariamente, aparecerão efeitos notáveis na pele, como viscosidade, hidratação, redução de inchaço e maciez. A diferença é sentida logo ao acordar. Com o uso de cosméticos utilizados regularmente durante o sono, as células da pele se tornarão mais saudáveis e resistentes aos danos do dia (sol, poluição, cigarro, entre outros).

Antes de aplicar os cosméticos noturnos, é fundamental utilizar um leite, um gel ou mousse de limpeza para se obter uma higienização profunda a fim de adquirir uma melhor penetração dos princípios ativos durante o sono.

Não podemos nos esquecer de que na hora de aplicar os produtos noturnos, devemos realizar movimentos de aplicação antigravitacionais, que também ajudam na estimulação da circulação (o que facilita a absorção), ou seja, na fronte do centro para a periferia, nas bochechas de baixo para cima, idem para o pescoço. Na área dos olhos, pálpebra superior de dentro para fora e inferior de fora para dentro completando um círculo.

Clique aqui e conheça toda a linha de cosméticos noturnos vendidos somente na Drogaria Minas-Brasil, com os menores preços da internet.