Os 10 erros que comprometem a beleza da sua pele.

Espremer espinhas, dormir mal e não usar protetor solar são alguns dos grandes inimigos da pele saudável.



Todos os dias enfrentamos muitas adversidades que prejudicam a pele. As condições climáticas como o frio, a baixa umidade do ar ou ventos já seriam suficientes para nos causar vários danos. Mas como isso não é suficiente, a todo momento colocamos em prática hábitos e atitudes que também não ajudam em nada a termos uma pele bonita.

Quem nunca chegou em casa cansada depois da balada e dormiu com a maquiagem? E o protetor solar, você usa diariamente, mesmo nos dias nublados? Confessa se nunca bateu aquela preguiça de passar hidratante no corpo todo... Pois é. Vivemos cometendo errinhos aqui e ali e comprometendo nossa beleza.

Às vezes, a grande culpada desse nosso descuido é a correria do dia a dia – uma rotina muito atribulada realmente nos impede de tirar alguns minutinhos para cuidar da saúde. Mas também pode ser que isso aconteça por falta de informação, quando achamos que estamos agindo em prol da beleza, na verdade, estamos fazendo exatamente o contrário.

Então confira quais são os erros mais comuns e, aos pouquinhos, tente melhorar sua rotina e abrir mão de alguns hábitos para que você e sua pele estejam sempre lindas e impecáveis.

Erro # 1: Tomar banhos demorados e com água muito quente

Pele bonita e banhos quentes não combinam. E o período mais difícil do ano para seguir essa regra é o inverno. Não tem como resistir a um banho quentinho e relaxante nos dias mais frios. Mas, fatalmente, quando deixamos isso acontecer, estamos prejudicando grandemente a nossa pele. A recomendação dos dermatologistas é que a água do banho esteja em temperatura morna e, se possível, que as esponjas não sejam utilizadas com muita frequência. Todos esses cuidados são para não interferir na oleosidade natural da pele que é responsável por manter a hidratação. Banhos demorados e com água quente ressecam a pele e nos desidratam. Uma pele ressecada favorece a formação de rugas e o envelhecimento. Se você notar durante o banho que sua pele está vermelha ou a ponta de seus dedos estão enrugadas, é sinal de que a água está numa temperatura acima da recomendada e você já está desidratando.

Erro # 2: Não usar protetor solar regularmente

O sol é bastante prejudicial para a pele e é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento. Os raios UVA e UVB podem causar perda de elasticidade, ressecamento, queimaduras, manchas, sardas e até câncer de pele. E eles agem o ano todo, inclusive no inverno ou em dias nublados, quando muitos deixam de passar o protetor por causa da ausência do sol. Porém, isso é apenas uma impressão – recebemos radiação solar diariamente e é importante que ela seja bloqueada para não causar danos à pele.
Outro erro comum é passar protetor solar apenas uma vez ao dia. A primeira aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição. Ao longo do dia, o produto é facilmente absorvido pela pele, por isso deve ser reaplicado a cada quatro horas.
Se o uso regular do protetor solar não se encaixa na sua rotina, uma boa opção é escolher um hidratante com fator de proteção solar (FPS) que hidrata e protege do sol simultaneamente. Alguns cremes ainda possuem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce da pele. Usar o protetor solar com disciplina contribui para a beleza e para a saúde.

Erro # 3: Abrir mão do hidratante

Depois do protetor solar, o hidratante é o grande amigo da sua pele. Como nosso organismo é feito por uma grande parcela de água, qualquer perda de líquido pode ser bastante prejudicial. E se isso acontecer, sua pele vai indicar que alguma coisa não está bem. Assim como o protetor, os hidratantes devem ser usados diariamente, mais de uma vez por dia.
Existem tipos de hidratantes que variam de acordo com cada pele. Antes de escolher o seu hidratante, preste atenção nos princípios ativos presentes no produto. Se sua pele varia entre seca e normal, os creme à base de ureia e ácido hialurônico proporcionam maior hidratação. Para peles oleosas, cremes em versão “oil-free” hidratam na medida certa sem exagerar na oleosidade.
Mas lembrando que o inverno é uma época cruel para a beleza e os hidratantes geralmente são gelados e incomodam na hora de passar, existem os óleos que podem ser usados durante ou após o banho. Eles aproveitam o calor do banheiro e a umidade da pele para potencializar a hidratação.
Também é importante lembrar que algumas partes do corpo precisam de cuidados diferentes. Os cotovelos e calcanhares tendem a ser mais ressecados, por esse motivo existem hidratantes mais concentrados que são específicos para essas áreas. Hidratar o rosto também é fundamental: depois dos 25 anos a pele começa a perder sua hidratação natural e isso pode dar início ao surgimento de rugas precoces. Procure um hidratante que seja compatível com sua pele e comece já a se prevenir.

Erro # 4: Utilizar produtos clareadores nos pelos

O uso de clareadores pode causar alergias em pessoas que têm a pele muito sensível. Com o tempo, a constante irritação da pele acaba resultando em manchas que dificilmente somem. A região mais delicada e que costuma reagir à ação desses produtos é o buço. Como alternativa para o clareamento, especialistas indicam a depilação a laser ou com fio – as duas técnicas quase não agridem a pele. No caso do laser, cuidados especiais e muito protetor solar são indispensáveis para não causar manchas na região onde o laser foi aplicado.

Erro # 5: Esquecer os cuidados com os lábios

Nossos lábios também sofrem e, ao contrário do que muitos pensam, os danos ocorrem o ano todo e não somente no inverno. Em geral, as pessoas só se lembram de passar algum produto nos lábios quando estão expostas ao frio intenso, mas isso não é o mais indicado. No verão, o calor e a baixa umidade do ar também ressecam os lábios, que podem descamar. E toda mulher sabe que não tem nada pior do que lábios rachados e com aparência de descuido. A manteiga de cacau protege os lábios das agressões do ambiente e alivia a sensação de ressecamento, mas não hidrata o suficiente. Para estar com os lábios sempre bonitos invista em um lip balm, que são aqueles batons geralmente sem cor – eles podem ser usados sozinhos ou antes de aplicar o batom.

Erro # 6: Não retirar a maquiagem antes de dormir

Esse é o pecado que todo mundo já cometeu pelo menos uma vez na vida. A preguiça bate e não existe nada que nos faça chegar até o banheiro e retirar toda a maquiagem do rosto. O caminho mais curto e sempre deitar, dormir e deixar a árdua tarefa para o dia seguinte. Mas o que ninguém se lembra é de que esse tipo de atitude obstrui os poros dos rosto, prendendo a sujeira e a oleosidade na pele e isso provoca o surgimento de espinhas e cravos.
Você já deve ter ouvido falar do sono de beleza: não é à toa que ele tem esse nome. Durante a noite, nossa pele passa por processos naturais de regeneração que não ocorrem quando existe o depósito de maquiagem no rosto. A pele se torna mais opaca e adquire um aspecto cansado.
A limpeza é o primeiro passo para uma pele bonita e saudável. Por isso, para evitar todas as consequências que uma maquiagem esquecida pode causar, naquele momento mais crítico, crie coragem e lave bem o rosto com o sabonete ideal para seu tipo de pele e água abundante. Se a preguiça persistir, uma maneira mais simples é usar lencinhos ou loções demaquilantes – eles limpam ao mesmo tempo em que hidratam sua pele.

Erro # 7: Espremer as espinhas

Estar com uma espinha no rosto não é nada bonito, mas espremê-la e ficar com uma marca é ainda pior. É difícil resistir à tentação de atacar aquele vulcão que surge de repente no rosto, até porque algumas espinhas são doloridas e geram incômodos, porém é preciso lutar! Forçar a pele para conseguir retirar o pus de uma acne inflamada é bastante agressivo para a pele. Isso pode resultar em sangramentos e deixar marcas que nem sempre desaparecem. A melhor maneira de preservar sua pele é deixar que o organismo trate da espinha pessoalmente. Se alguma erupção aparecer de última hora, use da sua habilidade e esconda a vilã com maquiagem. Ou, se restar algum tempo, invista em creminhos e loções que ajudam a acelerar a secagem da espinha.

Erro # 8: Dormir mal

Dormir é fundamental. Alguns precisam de umas horinhas a mais, outros, a menos – mas, em média, oito horas de sono por dia são suficientes para deixar sua pele renovada. O sono age no equilíbrio do pH e da hidratação da pele. Quando a pessoa não descansa a quantidade de horas que seu organismo necessita, a pele apresenta um aspecto ressecado e sem brilho. Depois de uma noite bem dormida, é bastante comum acordamos com a pele macia e bonita.
Aqueles que pulam essa regra com frequência se deparam com as terríveis olheiras. Grandes inimigas da aparência saudável, as olheiras se tornam mais acentuadas quando a pessoa tem falta de sono. Se não tiver como escapar de uma noite mal dormida, aposte em uma boa limpeza e hidratação da região assim que acordar – assim as olheiras tendem a diminuir e o aspecto de cansaço será amenizado.

Erro # 9: Exagerar ou esquecer a esfoliação

Como tudo na vida, equilíbrio é a palavra-chave quando o assunto é esfoliação. O processo faz muito bem para a pele se feito na medida certa, mas se você exagerar estará fazendo mal para si mesma. O objetivo da esfoliação é abrir os poros, favorecer a absorção de hidratantes e, como resultado, deixar a pele mais suave, além de promover a produção de novas células. Entretanto, o excesso de esfoliações na pele pode eliminar a camada protetora, que é uma barreira natural do organismo.
Lembre-se também de que cada parte do corpo merece um tipo diferente de cuidado. Você não deve utilizar o mesmo esfoliante que costuma usar no corpo para aplicar no rosto, por exemplo. Para o rosto, os produtos devem ser suaves e conter grãos pequenos para não machucar a pele. No restante do corpo, dê mais atenção aos cotovelos, joelho e calcanhares, que costumam ser mais ressecados e precisam de uma esfoliação mais intensa. Depois de esfoliar, é muito importante hidratar a região.
Peles secas e normais podem ser esfoliadas uma vez por semana. Para peles oleosas, a recomendação é de duas vezes por semana. Mas se você notar qualquer tipo de reação, diminua a frequência do procedimento.

Erro # 10: Descuidar das mãos e do pescoço

Além do protetor solar, essas regiões devem recebem cuidados especiais. As mãos e o pescoço são indicadores certeiros da idade de uma pessoa. Se você cuidar bem dessas partes do seu corpo, mesmo que elas fiquem bastante expostas, as chances de você aparentar envelhecimento diminuirão consideravelmente.
O pescoço merece atenção especial por se tratar de uma região ampla, com a pele muito fina, propensa a perder a elasticidade e apresentar flacidez. No mercado, já é possível encontrar produtos com formulação específica para essa região – eles previnem as manchas e suavizam as rugas.
Para as mãos, abuse do protetor solar de fator alto. Também é possível potencializar o efeito do protetor com o uso de hidratantes que possuam antioxidantes na fórmula. Em casos mais avançados, os profissionais costumam indicar o tratamento com luz pulsada ou peelings.


Via TodaEla