Escova Progressiva: cabelo liso ainda é preferência entre as brasileiras.

Cabeleireiros renomados, editoriais de moda e as passarelas apontam: o cabelão cacheado e com movimento é a grande tendência para a primavera-verão 2012. Será? Contrariando as expectativas dos profissionais do setor, uma recente pesquisa da marca Unilever revela a preferência das brasileiras pelo cabelo liso e a grande procura pelas escovas progressivas. Quase a metade das entrevistadas (49%) busca o visual “certinho” e a praticidade dos fios lisos para o dia a dia. O cacheado aparece logo atrás, com 22%, seguido pelo ondulado, com 21%, e crespo, com 8%. 400 mulheres de 24 a 45 anos opinaram no estudo.

 As brasileiras preferem a praticidade do cabelo liso, aponta pesquisa.

Não é difícil entender a febre que não passa. O alisamento progressivo parece suprir a necessidade da mulher brasileira, que em grande parte apresenta cabelos indefinidos – do tipo que não é liso, mas também não forma cachos. Entre as queixas, o efeito frizz e o volume aparecem com frequência. Mais procuradas que as definitivas, segundo aponta o estudo, as escovas progressivas duram em média três meses. Desde que bem feita, a técnica deixa o cabelo com o aspecto bem próximo do natural, sem pontas espigadas.

O desafio, porém, continua sendo ficar bonita sem comprometer a saúde. Para a formulação das progressivas, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite usar apenas 0,2% de formol – agente altamente tóxico e nocivo. Profissionais negligentes ainda atuam no mercado, mas as principais marcas de cosméticos se adaptaram às exigências com novas fórmulas que domam até o último fio rebelde.