Cuidados que a pele exige a partir dos 20 anos

Conheça os principais cuidados exigidos pela pele a partir dos 20 anos e confira também algumas sugestões de produtos ideais para essa fase.


Apesar da ausência de sinais, a partir dos 20 anos, é hora de começar os primeiros cuidados. E chega de desculpas para abusar do sol.

Oleosidade é o foco

Como a produção de colágeno e elastina está ótima, não existem sinais de flacidez. Mas o alarme pode tocar a partir dos 25 anos, quando a produção de colágeno passa a diminuir. É nessa fase que as alterações no DNA causadas pelo sol ocorrem: as sardinhas até têm seu charme nessa época, mas são o prenúncio de que você sofrerá com manchas e rugas se não proteger sua pele daqui pra frente.

Mas o maior tormento das mulheres de 20 anos costuma ser o excesso de oleosidade, responsável pelos poros dilatados e pelas temíveis espinhas. Mesmo com o fim da adolescência, as alterações hormonais que estimulam o trabalho das glândulas sebáceas podem persistir.

Limpeza é a palavra chave

Sua pele está durinha, mas, quanto antes começar a se cuidar, menos brigas com o espelho terá lá na frente. Lave o rosto com um sabonete específico, no máximo, duas vezes por dia, para evitar o efeito rebote (excesso de produção sebácea por causa do ressecamento causado pelo produto). Escolha um com ácido salicílico e aposte em um tônico adstringente para cuidar dos poros obstruídos. O protetor solar é item obrigatório. Os de toque seco (encontrados em séruns ou gel- creme) ou aqueles que, embora sejam cremosos, têm ativos que controlam a oleosidade. À noite, aplique um hidratante oil free e com ativos antioxidantes, que vão combater os radicais livres que aceleram o efeito do envelhecimento. Ainda não se preocupa com isso? Saiba que eles interferem na síntese do colágeno.

Procure no rótulo ativos como vitamina C, coffeeberry, feverfew e chá verde. A região dos olhos é a primeira a entregar sua idade, por isso reserve uma atenção especial a ela. Os cremes devem ser usados diariamente, pela manhã e à noite. Para combater marcas de acne e inflamações, aposte em corretivos com ácido salicílico ou fórmulas manipuladas que contenham peróxido de benzoíla ou adapaleno. Os ácidos retinoico e glicólico e a esfoliação semanal (estimulam a renovação celular) são bem-vindos nessa fase, mas lembre-se de escolher sempre produtos com textura leve.

Vale experimentar

Combata a oleosidade incluindo em seus cuidados uma limpeza de pele combinada com peelings superficiais. A abrasão retira as células mortas e ajuda na renovação celular. Os peelings de ácido salicílico e de diamante são os mais brandos. Algumas clínicas oferecem tratamento feito com Isolaz, aparelho indicado para ser usado antes de eventos especiais. Ele realiza uma leve pressão sobre os poros, extrai o sebo das lesões de acne e depois emite uma luz pulsada que destrói a bactéria causadora da inflamação.

Agenda

· Todo dia - limpar, hidratar e usar protetor solar

· Toda noite - limpar, aplicar produto com ativo antioxidante e tratamento antioleosidade

· Toda semana - esfoliar para remover células mortas

· Todo mês - limpeza de pele com uma dermatologista ou esteticista

· Todo trimestre - peeling superficial

· Todo ano - visitar o dermatologista

Produtos


1. BLOQUEADOR SOLAR ROC MINESOL ACTIF FPS30 OIL CONTROL 50g

2. TÔNICO FACIAL NEUTROGENA DEEP CLEAN ENERGIZANTE 2 EM 1 200ml

3. BASTÃO SECATIVO MARCELO BEUATY 4g

4. HIGH RECHARGE YEUX BIOTHERM HOMME 10ml


Make certeiro

· A base deve ser leve, de preferência oil free, para uniformizar a pele sem ressaltar a oleosidade.

· Aposte em corretivos secativos com ácido salicílico para esconder e tratar as espinhas ao mesmo tempo.

· Para controlar a oleosidade, use pó compacto na zona T. Truque: tenha sempre no nécessaire lenços absorventes para controlar o brilho do rosto durante o dia.

· Como as bochechas são firmes e coradas, não precisam de muito blush para se destacar. Caso tenha o rosto redondo, usar um de cor marrom ou base mais escura que o seu tom abaixo do osso maxilar afina.

· Abuse das sombras cremosas enquanto ainda não tem marquinhas nas pálpebras.