Você sabe usar autobronzeador? Confira algumas dicas.

Os autobronzeadores são uma ótima opção para as branquinhas que não tem tempo de pegar sol. Já foi comprovado por dermatologistas que o autobronzeador não tem nenhuma contra indicação, já que tem a função apenas de pigmentar a pele. Os autobronzeadores são uma saída saudável para quem quer ficar com a pele bronzeada. Pode ser uma alternativa tanto para quem é alérgica ao sol quanto para quem só se lembra de que precisa de uma corzinha na hora que o verão aparece e as saias deixam o armário.


O efeito é proporcionado pela ação da dihidroxiacetona (DHA), que reage com aminoácidos presentes nas células mortas da camada mais superficial da pele, produzindo um pigmento amarelado chamado melanoidina.

O grande desafio na hora do bronzeamento sem sol é dar à pele um tom uniforme. Mas a boa notícia é que a tecnologia tornou o efeito desses cremes mais natural e, com a prática e algumas dicas de especialistas, as chances de manchar a pele são mínimas. O único risco, no entanto, está em acreditar que a cor deixada pelo autobronzeador dispensa o uso de filtros solares. Diferentemente da melanina, que tem um discreto efeito protetor, a melanoidina não é capaz de bloquear os raios ultravioleta. Por isso, sob o sol, mesmo bronzeada, é fundamental aplicar um protetor para evitar queimaduras e manter a pele mais saudável.

O resultado de usar autobronzeador pode ser apenas para eliminar aquele brancão ou até deixar a pele levemente bronzeada. Para um tom mais clarinho e suave, use 2 vezes na semana, para um tom mais bonzeado, no início use todos os dias e depois de 3 em 3 dias para manter o tom.


Como usar o autobronzeador?

Passo a Passo

- Realize uma esfoliação antes de aplicar pela primeira vez o produto. Ela remove as células mortas e ajuda a garantir a uniformidade da pele para receber o autobronzeador. Capriche em cotovelos, joelhos, tornozelos e pés, pois normalmente são mais ásperos e tendem a acumular mais o creme.

- Seque bem a pele antes de espalhar o produto. Partes úmidas do corpo podem causar irregularidade na absorção e, consequentemente, aparecerão manchas.

- Se preferir, antes de espalhar o autobronzeador, passe um hidratante na pele, assim fica mais fácil de espalhar.

- Evite passar em excesso nas regiões do cotovelo e joelho. Lave as mãos imediatamente após passar na pele.

- Aguarde alguns minutos antes de colocar a roupa.

- Se for usar no rosto, use produtos específicos para a região do rosto.

- Para manter um tom uniforme use de 3 em 3 dias.


Sugestões de Autobronzeadores

Autohelios Gel Autobronzeante, La Roche-Posay


Proporciona um bronzeado natural de forma gradativa. Além de ser uma boa alternativa para evitar as câmaras de bronzeamento artificial pode ser também um complemento terapêutico para os pacientes com vitiligo e erupções polimorfas à luz. Pode ser usado no rosto e corpo.