Cinco dúvidas comuns sobre tatuagem

Ainda não tomou coragem para fazer a tattoo dos sonhos? Tem dúvidas sobre como é feito o procedimento? Confira abaixo as respostas de especialistas no assunto.


Em que parte do corpo a tatuagem dói mais?
Nos pés, na área das costelas ou em outras regiões do tórax, onde existem mais terminações nervosas (nada a ver com o mito de que áreas ossudas são mais sensíveis). Mas a dor sempre vai existir, a intensidade varia de pessoa para pessoa.

Tem anestesia? E beber, ajuda a não sentir a dor?
Os tatuadores não são médicos. Por isso, não podem indicar anestésicos. Sobre a bebida, eles costumam ser radicais: não fazem a tatuagem se o cliente chegar bêbado. Como o álcool altera o estado de espírito, pode deixá-la mais sensível e até fazer com que sinta mais dor.

Quais cuidados tomar após tatuar?
Você terá de lavar bem a área com água e sabonete neutro, deixar a tatuagem seca e usar uma pomada com antibiótico e corticoide por pelo menos sete dias. Às vezes, é preciso cobrir a pele com um filme plástico nos três primeiros dias. Sol, só depois de um mês e com muito protetor solar.

Existe algum risco para a saúde?
Sim. Você pode pegar doenças transmitidas pelo contato sanguíneo, como hepatites B, C e HIV. Por isso, a higiene deve ser prioridade. Luvas e agulhas precisam ser descartáveis. A mesa, o fio e a máquina devem estar embalados e a ponta da máquina de tatuar, esterilizada.

E se eu me arrepender?
Há aplicações de laser para apagar. São feitas em várias sessões e os resultados nem sempre são satisfatórios.Tatuagens antigas ou com pigmentos vermelhos, amarelos e verdes são mais difíceis de sair. No lugar delas pode ficar uma mancha ou uma cicatriz.