Conheça o filtro solar para cabelos!

O verão está aí… além se de preocupar com a pele, é importante também proteger os fios dos raios solares.


O filtro solar para cabelos geralmente é encontrado nos leave-ins. Também existem xampus e condicionadores com filtro solar, mas estes nem sempre são eficientes.

Os leave-ins com filtro solar têm a função de proteger do sol, hidratar e selar os fios. Eles formam uma película em torno do fio, com a função de refletir a luz solar, impedindo que o raio extraia a umidade do cabelo e prejudique a sua haste.

O cabelo sofre com o fotoenvelhecimento. A haste externa no fio é prejudicada, deixando os fios ressecados, opaco e com tendência a quebrar.

O sol é um grande oxidante natural. Por isso, ao expormos os cabelos aos raios solares sem nenhuma proteção, pode-se ter o ressecamento dos fios. O cabelo é formado por uma proteína chamada queratina, que compõe sua massa capilar. O sol degrada essa proteína, abre a cutícula dos fios e deixa o cabelo mais fraco e poroso. Frágil após essa exposição, os fios ficam ressecados e quebradiços, com danos muitas vezes difíceis de serem revertidos.

Para enfrentar o verão sem correr o risco de ter os cabelos danificados é recomendável investir na hidratação desde já. Hidrate o cabelo uma vez por semana e quando for expor os fios ao sol, use e abuse de produtos com filtro solar para cabelos; além disso, não deixe de usar chapéu ou boné.

Se após o banho de mar ou piscina você resolver tomar sol, procure uma ducha para enxaguar o cabelo com água doce, procurando tirar os excessos de resíduos da água salgada ou cloro. Este método faz com que você evite uma agressão maior potencializada pela ação do sol.

Chapéu e boné são meios de proteger não só seu cabelo, mas também, o rosto dos raios solares. Na praia ou piscina, quando for tomar sol, esses acessórios são sempre bem-vindos.

Sugestões de Leave-in com Filtro Solar


1 - CREME TRATAMENTO CAPILAR NOVEX BLINDAGEM 400ML
2 - LEAVE-IN VULT SUN PROTECTION 180ML
3 - LEAVE IN ALTA MODA BLINDAGEM LISS EXTREME 250ML

Como usar?

O ideal é espalhar o produto no cabelo seco antes de sair de casa e reaplicá-lo após cada mergulho. Se possível, enxágue os fios com água doce antes de passar o leave-in novamente e penteie com um pente de madeira com dentes largos para uniformizar a aplicação.