Saiba mais: Manter a postura correta ajuda a prevenir problemas de saúde

Manter a postura correta vai muito além da questão estética e visual: pode acarretar problemas de saúde bem sérios. Corpo e mente são prejudicados com maus hábitos posturais e, muitas vezes, a maioria das pessoas nem se dão conta disso.


Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia, várias pessoas sofrem com dores nas costas no dia a dia – e a maior parte da dor na região lombar é causada pela má postura por tempo prolongado.

A pessoa que não mantém a postura correta, com a coluna alinhada, tem a respiração comprometida e os músculos se enfraquecem. O resultado, além das já citadas dores, é falta de energia e disposição. Sem falar que ombros caídos dão a impressão de tristeza e baixo-astral. Quem quer passar essa imagem?

Postura correta reflete estado de espírito

O mais intrigante é que o cérebro reconhece essa postura e realmente assume o papel da tristeza e da depressão. Então, se você precisa dar a volta por cima diante de alguma situação ou lutar contra um situação de medo, coloque a espinha em linha reta e alinhe os ombros.

A falta de postura correta sobrecarrega os músculos que trabalham para compensar todo esse desequilíbrio corporal. É aí que se originam as dores, espasmos musculares e formigamento em várias áreas do corpo.

Quando as costas estão arqueadas, posição que é gradativa, principalmente quando se trabalha muito tempo sentado, o diafragma é pressionado pelas costelas e isso impede que os pulmões sejam inflados plenamente.


Assim, a respiração vai ficando mais curta e a oxigenação de todo o corpo é prejudicada, inclusive a do cérebro. Isso afeta toda a capacidade de raciocínio e concentração.

Os reflexos positivos da postura correta também podem ser observados na autoestima. Uma postura errada tornam flácidos os músculos do abdômen e isso pode ser sentido na libido. Afinal de contas, quando o corpo não reflete uma imagem satisfatória no espelho, podem haver diminuição de desejo e sofrimento por vergonha de se expor diante do parceiro.

Postura correta na academia


A prática de exercícios físicos também é importante para que se consiga manter a postura adequada. Com a orientação e supervisão de um profissional da educação física, descubra o melhor treino para o seu estilo de vida. O importante é manter o corpo em movimento e praticar exercícios que promovam o fortalecimento muscular.

A supervisão de um profissional qualificado é fundamental, especialmente se as atividades forem desenvolvidas em academias. É preciso ter cuidado com os equipamentos que exigem a utilização de pesos. Usados em uma postura errada podem comprometer muito o corpo e ocasionar lesões sérias.

Antes de começar a usar esses equipamentos, peça ajuda para verificar se estão bem ajustados e se oferecem segurança. Mas os cuidados com a postura correta não se limitam aos aparelhos. Mesmo em exercícios que não exigem equipamentos de musculação, por exemplo, é importante observar a posição do corpo.

Na esteira, um dos sinais de que algo pode estar errado é o barulho produzido enquanto a pessoa corre. Isso acontece geralmente porque a pisada não está certa. É quando a pessoa pisa com o pé inteiro e impulsiona o corpo para cima, como se fosse saltar.

A forma correta de correr é sempre colocar o calcanhar no chão primeiro e, em seguida, a ponta dos pés. Assim, os grandes impactos são evitados.

Sugestões de Produtos