Sua saúde bucal está em dia? Tire suas dúvidas

Manter dentes bonitos e saudáveis vai além dos cuidados com escovação diária

Você sabe quais são todos os cuidados que a sua boca precisa? Ter dentes brancos e bonitos vai além da aparência, e muitas pessoas não se preocupam com a saúde bucal. Fazer a escovação correta, consultar com um dentista periodicamente e até mesmo escolher o creme dental adequado contribui para manter o sorriso em dia.


Devido à falta de preocupação com esses cuidados, problemas como cáries e sensibilidade nos dentes são comuns entre as pessoas. Porém, com a mudança de hábitos, é possível reverter esse quadro e conquistar uma boca mais bonita e saudável.

Importância de manter a saúde bucal

Segundo a Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), realizada em 2013, 55,6% dos brasileiros não consultam um dentista anualmente. A recomendação, porém, é que as consultas sejam feitas a cada seis meses.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam ainda que 11% das pessoas com 18 anos ou mais perderam todos os dentes. Esse índice sobe para 41,5% entre as que estão acima de 60 anos.


Não fazer a higiene correta dos dentes e não se consultar com o dentista periodicamente pode trazer consequências sérias para a saúde bucal. Os principais problemas decorrentes são cáries, aftas, placa dental, sensibilidade, tártaro e mau hálito, que podem se agravar e causar doenças e perda dental.

A gengivite também está entre os problemas bucais mais comuns na população brasileira, e pode evoluir para a periodontite quando não é tratada. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia, menos de 22% dos adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis, no país.

Principais cuidados com os dentes

Além dos cuidados básicos para manter a saúde bucal - escovar os dentes e utilizar o fio dental ao acordar, depois de cada refeição e antes de dormir -, também é indicado consultar um dentista a cada seis meses.

Para fazer a escovação corretamente, a escova deve ser posicionada em um ângulo de 45 graus, pois, assim, algumas cerdas passam entre os dentes e as gengivas, proporcionando uma limpeza mais completa. Os movimentos devem ser circulares e passar por todos os dentes. O processo total de escovação deve levar de um a dois minutos.


Outro cuidado para manter a saúde bucal em dia é escovar a língua ou utilizar limpadores específicos para remover a saburra, que deixa a língua com aspecto esbranquiçado ou amarelado.

A escolha do creme dental também deve ser feita levando alguns fatores em consideração, já que algumas pastas podem contribuir para o desgaste dos dentes e causar sensibilidade. Hoje em dia, existe uma grande variedade de marcas, com funções diferentes e indicadas para casos específicos.

Por exemplo, quem possui um histórico de dentes sensíveis ou desgastes intensos deve evitar cremes mais abrasivos e procurar produtos que contenham ingredientes dirigidos ao problema. Já quem tem cáries deve optar por produtos com flúor. O ideal é que o tipo de creme dental seja indicado por um dentista, de acordo com o perfil do paciente.

A saúde bucal também é afetada por outros hábitos. Por isso, é indicado:

- Manter uma alimentação balanceada, rica em fibras e com baixo teor de açúcares e carboidratos

- Evitar alimentos e bebidas com corantes

- Não fumar, pois o cigarro possui grande quantidade de substâncias nocivas, podendo causar gengivite e outras doenças.