Conheça os tipos de barba que mais combinam com o seu rosto

A barba certa pode suavizar os traços do rosto e dar um toque especial para o visual.

O visual com barba está em alta e cada vez mais homens adotam o estilo. Mas não basta apenas deixar os pelos do rosto crescerem e pronto. Existem diferentes tipos de barba e cada um possui características específicas que precisam ser levadas em consideração na hora da escolha. O formato do rosto, por exemplo, é uma delas.


Além de saber qual é o tipo de barba ideal para você, também é preciso ter alguns cuidados para manter a aparência em dia. Afinal, deixar a barba crescer e não se barbear todos os dias não quer dizer ter menos trabalho. Saiba por quê.

Tipos de barba que são tendência

Alguns tipos de barba se destacam e possuem mais adeptos. Eles são indicados conforme o formato do rosto, a espessura dos pelos e até mesmo a quantidade, no caso dos estilos mais fechados e completos. Confira algumas opções:

Barba rala

A barba rala ou por fazer é um dos tipos de barba mais utilizados. Ela mantém o formato do rosto, mas deixa os traços mais suaves. É indicada para homens com rosto quadrado, pois suaviza o aspecto robusto dos traços.


Barba cheia

Essa é uma barba mais volumosa - mas não tão comprida -, com bigode, região do queixo e laterais crescendo de forma igual, cobrindo boa parte do rosto. É mais indicada para o rosto com formato triangular. Os pelos grandes disfarçam a acentuação do rosto e o deixam mais uniforme.


Barba mais baixa

Chamada de “short boxed beard”, essa opção é como a barba cheia, porém mais baixa e alinhada, para quem gosta de estar com os pelos faciais sempre bem-feitos. Ela é mais esculpida e possui linhas demarcadas, com a região da bochecha (maçã do rosto) e do pescoço livres. Combina com todos os formatos de rosto.


Com volume no queixo

Esse é um dos tipos de barba com fios mais compridos. Ela tem as laterais mais baixas e vai crescendo em direção à região do queixo. Para os homens com rosto muito reto e com poucas curvas, essa opção ajuda a acentuar mais os traços.


Old dutch

Essa é uma barba com mais volume e comprimento de forma geral, cobrindo todo o rosto. Geralmente, é demarcada na região das bochechas, dando destaque e deixando-o alinhado. Está em alta com a moda retrô e combina com quase todos os tipos de rosto, pois disfarça o formato.


Para quem tem o rosto oval, qualquer um dos tipos de barba cai bem, pois esse formato possui traços bem delineados.

Principais cuidados com a barba

Não importa qual o tipo de barba: todas precisam de cuidados. As mais cheias exigem manutenção algumas vezes por semana, aparando os pelos que podem ter crescido fora do formato desejado. É indicado aparar com barbeador ou tesoura.

Já para quem quer uma barba rala, com aspecto por fazer, deve aparar diariamente para não criar volume, além de limpar bem as extremidades. Ela é fácil de ser cuidada, mas precisa de atenção para remover os pelos que crescem nas laterais e para aparar tudo com barbeador.

Outra dica importante é lavar a barba no banho com o mesmo shampoo usado no cabelo, massageando bem para retirar o excesso de oleosidade. Aplique também condicionador duas ou três vezes por semana, deixando agir por alguns minutos antes de enxaguar.

A limpeza da pele na região da barba também é fundamentas para evitar o acúmulo de bactérias, prevenindo também inflamações do folículo e entupimento do poro, que causam pelos encravados e aparecimento de acne. Esfoliantes ajudam nessa tarefa, sendo indicado usá-los de duas a três vezes por semana.