Conheça os benefícios do Mel

Além de ser utilizado como adoçante natural, o mel também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso, o mel é considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

No entanto, o mel pode engordar porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias.


Apesar disso, ele é o único alimento naturalmente doce que contém proteínas e sais minerais, que são importantes para a saúde, trazendo os seguintes benefícios:

Combater a prisão de ventre, pois ajuda o intestino a se movimentar;

Combater má-digestão e úlceras gástricas, porque tem enzimas que facilitam a digestão;

Aliviar bronquite, asma e dor de garganta, pelas suas características antibióticas e anti-sépticas​;

Mel com própolis: alivia sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado. O própolis funciona como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunológico, cicatrizante e regenerador de tecidos;

Mel com canela: combate a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Uma boa dica é fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão;

Mel com limão: previne o aparecimento de gripes e resfriados, pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.

Assim, o mel deve ser consumido em pequenas quantidades e deve ser evitado em casos de diabetes. Conheça também o xarope de agave, um tipo de mel natural que engorda menos que o açúcar.

COMPRE MEL DE ABELHA COM O MELHOR PREÇO DA INTERNET

Informação nutricional do mel

A tabela abaixo trás a informação nutricional para 100 g e para 1 colher de chá de mel.


É importante lembrar que o mel não é aconselhado para crianças pequenas, entre 1 e 3 anos de idade, devido à possibilidade do intestino, ainda imaturo, não impedir a entrada de pequenos micro-organismos, presentes no mel, que podem causar infecções.​

Contraindicações do mel

O mel é um alimento contra-indicado em algumas situações como:

Crianças menores de 1 ano de idade: Até primeiro ano de idade como o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro não se defendendo assim de forma eficiente de corpos estranhos. Existe até o primeiro ano de vida e a possibilidade de intoxicações graves com uma bactéria encontrada comumente no mel chamada Clostridium boltulino.

Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. O açúcar do mel é um dos tipos de carboidrato que o diabético deve evitar.

Alérgicos: Pessoas sensíveis com tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.