Saiba mais sobre a Drogaria Minas-Brasil...

Tudo começou pelas mãos firmes e empreendedoras de um homem desbravador, Ivan de Souza Guedes. Natural de Bocaiúva-MG mudou-se para Jequitaí, e, de lá, em 1947, para Coração de Jesus, com o pai, a mãe e dez irmãos, em dois carros de boi. Conhecidos por sua integridade e visão, os seus pais decidiram mudar-se com os filhos para Montes Claros, para que tivessem um futuro melhor. Assim, Ivan chegou na cidade em 1950, com toda a sua família, aos 12 anos de idade, e, desde muito cedo, teve de trabalhar para ajudar o pai, o alfaiate autodidata Nino de Souza Guedes. O seu primeiro emprego foi na Farmácia São José, do Sr. José Dias de Sá (Juca de Chichico), então localizada na rua Dr. Santos, nº 50, onde funciona hoje a matriz do grupo Minas-Brasil.

Como funcionário da farmácia, trabalhava durante todo o dia e, no horário de almoço, bem como depois do expediente, saía na sua bicicleta para aplicar injeções em domicílio, aumentando, assim, o seu modesto orçamento. Depois de oito anos trabalhando na Farmácia São José, Ivan abriu o seu próprio negócio, estimulado pelo grande amigo Samuel Lessa, que lhe ofereceu gratuitamente um ponto comercial de aproximadamente 40 m², na rua São Francisco, nº 437, por dois anos.

Raulemar Couto, amigo e colega do Curso Técnico de Contabilidade, entrou com ele nessa sociedade, desfeita alguns anos depois. Assim, em 06 de maio de 1958, nascia a Drogaria Minas-Brasil, no coração da cidade de Montes Claros. Muitos anos se passaram, com a Minas-Brasil tendo funcionado também na Rua Dr. Santos, 14, e o seu ex-patrão e amigo, Juca de Chichico, ofereceu-lhe o ponto comercial onde ele iniciara a sua profissão. Era enfrentar com coragem mais um grande desafio, comprar o ponto comercial onde tantas vezes limpara o chão, onde comprava e vendia, conquistando com o seu carisma a freguesia.


A Drogaria Minas-Brasil, fruto do sonho de um homem de fé, visão de futuro e acima de tudo trabalhador, contava naquela época com dois funcionários apenas, mas foi a 1ª farmácia a usar o serviço de entrega domiciliar desde a inauguração, pois o próprio Ivan Guedes fazia as entregas de bicicleta. Em 1962, Ivan casou-se com Maria das Mercês Paixão Guedes, que, até hoje, é seu braço direito no setor financeiro. Era o início de uma história de sucesso...


A Trajetória...

Acompanhando o desenvolvimento da cidade de Montes Claros, com muita persistência, competência e ética, a Drogaria Minas-Brasil foi gradativamente se expandindo, subindo degrau por degrau a árdua escalada rumo ao sucesso, superando passo a passo as dificuldades e obstáculos que surgiam no caminho, sempre com muito esforço, seriedade e respeito aos seus clientes.

A sua 1ª filial foi aberta trinta e quatro anos depois de sua inauguração em 16/09/1992, na Avenida Francisco Gaetani, número 199 no bairro Major Prates, com o objetivo de melhor atender à crescente demanda de clientes.


No ano de 1996, o grupo Minas-Brasil abre a 2ª filial, na Rua Camilo Prates, 44 no Centro, com moderno laboratório de manipulação que, com a sua reforma, se tornou o maior de Minas Gerais, certificado pelas normas internacionais ISO 9001 e adquirindo todos os selos de qualidade existentes avaliados pela ANFARMAG (Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais).


Hoje, com 22 filiais e um C.D.I (Centro de Distribuição Interna), a Drogaria Minas-Brasil se destaca como empresa líder no setor farmacêutico do Norte de Minas.


Sempre inovando, foram implantados serviços como:


Serviço 24 horas;

Primeira e única farmácia Drive-Thru da região, que oferece comodidade aos seus clientes sem precisar sair do carro;
Espaço da beleza oferecendo os mais avançados e modernos produtos nacionais e importados;
Espaço presentes para atender os mais exigentes gostos;
Espaço da Beleza para realçar ainda mais a beleza feminina;
Espaço de Importados para os mais sofisticados gostos;
Centro de Distribuição Interna;
Correspondente bancário.


Trabalhos Sociais

Todo ínicio de ano são distribuídos pelo próprio diretor, Ivan de Souza Guedes, mais de 200 caixas de engraxate para crianças de rua. Dando à elas a oportunidade de cidadania e inclusão social.

Além disso a Minas-Brasil fez a doação do terreno onde foi construído a elaboração do Hospital Universitário, cujo pronto socorro leva o nome Ivan de Souza Guedes, diretor geral da Drogaria Minas-Brasil e infinitas doações à creches, escolas públicas, pastorais, entre outros.

Campanha contra a Hipertensão

Fazemos em Montes Claros uma Campanha contra a Hipertensão. De 15 em 15 dias, visitamos os bairros orientando e aferindo a pressão das pessoas. E para as pessoas que têm receita médica e precisam de medicamento, distribuímos amostras grátis. É uma maneira de ajudar a população carente de Montes Claros que muitas vezes não dispõe desses recursos por não possuir um convênio médico ou por falta de informação.

O Sucesso...

Atualmente a rede de Drogarias Minas-Brasil possui 16 lojas na cidade de Montes Claros e 01 C.D.I (Centro de Distribuição Interna). É primeiro lugar nas pesquisas quanto à preferência pública e reconhecidamente o grupo empresarial que mais gera empregos no comércio de Montes Claros. São mais de 780 funcionários e, é a Drogaria que mais vende no Brasil por metro quadrado.

A Drogaria Minas-Brasil é o maior contribuinte do comércio varejista de Montes Claros, cumprindo assim, sua responsabilidade social junto à comunidade e seus compromissos legais e tributários.

Atribuímos o sucesso desta expansão aos clientes e toda a equipe de colaboradores que contribuíram para a realização destes 50 anos de história.