Neste verão, não se esqueça do protetor solar!

O uso do filtro solar é importantíssimo para evitar danos à pele, como queimaduras, manchas e envelhecimento precoce.

O verão chegou, é tempo de curtir a praia ou a piscina e aproveitar o calor, praticando exercícios e se divertindo com os amigos. Justamente por ser uma época tão descontraída, muita gente se esquece de proteger a pele das ações do sol, que pode causar sérios danos à saúde.

A exposição exagerada e a falta de proteção solar podem causar manchas, queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele . Para evitar tais riscos, aplique e reaplique o protetor solar a cada uma hora e meia, use chapéu, boné e evite se expor ao sol das 11h às 15h.

Essa medida é importante porque, neste período do dia, os raios ultravioletas (UVA e UVB) , os vilões dos problemas de pele pela exposição solar, têm sua maior incidência.

Acredita-se que a uva selvagem, nativa da Ásia, espalhou-se pelo mundo muito antes do surgimento do Homo sapiens. Fruto primordial, começou a ser domesticado há cerca de 6.000 anos. Depois disso, não demorou muito para que o ser humano descobrisse a maravilhosa propriedade de fermentação da uva e sua transformação em vinho.

Por isso é tão importante aplicar o filtro solar durante todo o dia para uma proteção completa. Para uma ação mais efetiva, a dermatologista Carolina Ferolla* recomenda que se passe o produto uniformemente meia hora antes de sair de casa e 15 minutos depois de começar a tomar sol.

Daí em diante, a cada uma hora e meia deve-se reaplicar o protetor . Atenção: pode ser necessário reaplicar o produto em um intervalo menor de tempo, dependendo do seu nível de transpiração, do número de vezes que se entra na água e da prática de esportes.

"Aplicar o protetor solar corretamente e reaplicá-lo durante o dia aumenta de 65% a 80% a proteção da sua pele contra os raios nocivos do sol", afirma Carolina.


     Compre este produto online Aqui!


Aplicando o protetor solar direitinho

E você sabia que tão importante quanto a reaplicação é a quantidade de protetor solar que você deve espalhar em seu corpo? É preciso ficar atento a isso também!

"Para se ter uma idéia, uma pessoa de 1m70 que passe uma semana na praia precisa usar pelo menos um tubo inteiro de 200 ml. A média é 1 colher (chá) para as regiões menores, como braços e colo, e 2 colheres (chá) para as áreas maiores (pernas, barriga)", afirma a dermatologista.

Lábios, ombros e colo precisam de cuidado redobrado, pois sofrem ainda mais a ação solar. Recomenda-se que os protetores labiais tenham, no mínimo, FPS 30 . "E não se esqueça das solas dos pés, que muitas vezes acabam queimadas porque ninguém se lembra de passar filtro solar nelas", alerta a especialista.