Empresas do norte e nordeste de Minas apresentam iniciativas em responsabilidade empresarial

A penúltima etapa da edição de 2010 do Programa Selo de Responsabilidade Empresarial ocorreu na sexta-feira, dia 05 de novembro, em Belo Horizonte. O workshop do Selo foi uma oportunidade das empresas trocarem experiências e apresentarem suas iniciativas. Ao todo, representantes de 5 empresas apresentaram iniciativas e programas de responsabilidade empresarial.

A apresentação das iniciativas começou na parte da manhã, após abertura do evento com palestra da presidente do CeMAIS, Marisa Seoane, que falou sobre a sustentabilidade nas empresas. Inicialmente, a gerente de comunicação e marketing da Drogaria Minas-Brasil, Viviane Carvalho, falou sobre as políticas de responsabilidade empresarial levadas a cabo em Montes Claros, onde a rede de farmácias está localizada. A rede Drogaria Minas Brasil já possui o Selo, tendo conquistado a concessão na edição de 2009 do programa. Viviane ressaltou a importância que programas como o Selo atribuem a tais iniciativas, tanto no sentido de dar credibilidade aos projetos, como também de fortalecer o exemplo, atraindo novas empresas para a participação. Veja aqui as iniciativas da Drogaria-Minas Brasil.

A seguir, se apresentaram as representantes da LIASA, mineradora de Pirapora, Wange Cibele e Ellen White. A LIASA ainda não possui o Selo e concorre pela primeira vez ao direito de uso nesta edição de 2010. Os programas de responsabilidade empresarial apresentados focaram na inclusão social de pessoas deficientes, na qualidade de vida no trabalho e no aperfeiçoamento dos funcionários. Veja aqui as iniciativas da LIASA (assita ao vídeo).

Fechando a sessão pela manhã, se apresentou Polyanna de Oliveira, representante da EPAMIG, situada em Nova Porteirinha. Entre os projetos expostos, a empresa trouxe um programa de alfabetização de adultos e diversas iniciativas de responsabilidade ambiental. Veja aqui as iniciativas da EPAMIG.

Na parte da tarde, após a fala do procurador de justiça de Minas Gerais e coordenador do Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor – CAOTS, Dr. Tomáz de Aquino, se apresentaram o restante das empresas. Frank Deschamp, representante da COPASA, que entre outras coisas falou sobre sustentabilidade e do cuidado com os recursos hídricos do estado. Veja aqui as iniciativas da COPASA.

Por último, o representante do grupo Mário Maria, rede de supermercados de Gouvêa, Alex Mendes, mostrou as iniciativas de sua empresa, que pleiteia o Selo este ano. Alex mostrou que até mesmo empresas de menor porte podem fazer uma grande diferença investindo em responsabilidade social. Veja aqui as iniciativas do Grupo Mário Maria.

O workshop foi finalizado com a apresentação da equipe do Selo, quando foram ouvidas dúvidas e sugestões dos representantes das empresas, possibilitando um espaço de troca de idéias e experiências.


Fonte: http://www.projetoigs.org.br/selo/noticia/empresas-do-norte-e-nordeste-de-minas-apresentam-i/