Veja como tratar e cuidar da pele do seu rosto.

Você provavelmente já ouviu falar na expressão que toda mulher procura ter uma pele de pêssego. As mais vaidosas estão sempre em busca de cremes e tratamentos estéticos para apagar rugas, pés de galinha, etc. Mas mexer com a cútis pode ser um problema. Usar o produto errado pode causar alergias e outros danos mais graves. Por isso, é importante saber qual tipo de pele você tem antes de comprar um produto.


Os especialistas afirmam que existem 4 tipos de pele. A seguir, as características de cada uma:

Pele Normal: Macia, lisa e com poros não visíveis. Em geral não necessita de cuidados exagerados. Faça a limpeza diária com um sabonete suave. Os cosméticos devem ser indicados para pele normal, geralmente são mais fáceis de encontrar.

Pele oleosa: Espessa, com poros dilatados, brilho excessivo e tendência a apresentar cravos e espinhas. É mais propensa a rugas profundas e tardias. Merece um cuidado especial que retire e controle essa oleosidade. Esfoliar uma vez por semana para retirar a camada de gordura, usar sabonetes de ácido salicílico, adstringente, protetor e hidratante com ausência de óleo (oil free). Na hora de fazer a maquiagem, prefira bases líquidas.

Pele Seca: Fina, descama com facilidade, tem poros não visíveis e irrita-se com facilidade. É mais sujeita a manchas, marcas de expressão e rugas finas e precoces. Necessita de hidratação intensa. Os sabonetes usados para a limpeza devem ser suaves e os tônicos, sem álcool. Prefira hidratantes e protetores poderosos com uréia ou lactato de amônia. As bases cremosas são a opção para a maquiagem.

Pele Mista: Tem áreas oleosas e outras secas. No rosto, a oleosidade aparece na zona T (testa, nariz e queixo). É a mais comum de todas as peles e a oleosidade deve ser retirada apenas da zona T. Na hora da limpeza procure por produtos específicos para pele oleosa, como sabonetes de limpeza profunda.

Toda pele deve ser higienizada duas vezes ao dia: de manhã e a noite antes de dormir. Após higienizar e tonificar, pela manhã, use um filtro solar. A noite, a partir dos 25 anos, deve-se usar um contorno dos olhos e um nutritivo ou um produto anti-envelhecimento. Lembrando que todos os cosméticos devem ser próprios para cada tipo de pele.

Para tirar a maquiagem, pode utilizar produtos em loção, creme ou espuma. O demaquilante e o tônico não devem conter álcool, para não desidratar a pele. Isso pode causar um envelhecimento precoce. Por serem mais espessos e oleosos, os cremes devem ser usados apenas para pele seca.

Dicas básicas que devem ser feitas diariamente: beber bastante água, comer frutas, legumes e verduras, evitar banhos muito quentes e usar protetor solar, mesmo no inverno.