Cuidados exigidos pela pele aos 30 anos

Para envelhecer bonita, é necessário tomar alguns cuidados especiais com a pele em cada faixa etária. Conheça agora quais são os exigidos na fase dos 30 anos.


Aceitar o envelhecimento não quer dizer o fim da vaidade; é cuidar que as mudanças sejam suaves e cheguem no tempo certo. Sim, pois um dia inevitavelmente você terá rugas - mas terá muito menos e muito mais tarde se usar protetor solar corretamente. "Eu diria que, se você cuidar de si mesma, não entrar em pânico com a passagem do tempo, mas sim redefinir o significado de beleza para sua idade, tem a chance de sentir-se ainda mais atraente do que nunca!", explica Vivian Diller, autora do livro "Encare o Espelho" (Ed. Cultrix).

Para confirmar a teoria de que é possível envelhecer bonita conheça os principais cuidados que devem ser tomados a partir dos 30 anos e prepare-se!

Olá, gravidade

Quando você pensa que está ficando caidinha, não é apenas impressão! É nessa faixa que o colágeno entra em um processo de degradação mais acentuado. Resultado: surgem as primeiras rugas (as mais frequentes são os pés de galinha e linhas em regiões que você movimenta bastante, como entre as sobrancelhas).

Lembra-se daquele tempo em que você se esquecia do protetor solar? Terá de prestar contas: as sardas e manchinhas vão se multiplicar pelo rosto e colo a qualquer hora. Mas para cada pele há uma sentença. Alguns fatores podem acentuar esses sinais da idade, como o cigarro (nem vamos comentar a agressão para o seu corpo todo que é fumar, ok?) e o álcool, que atrapalham a microcirculação entre as células; dormir pouco causa olheiras e rouba o tempo hábil para a renovação celular noturna. Não esperamos que você abandone a happy hour, mas está na hora de agir como gente grande e encarar aquele prato colorido sem cara feia! Uma boa alimentação, rica em hortaliças e frutas, carrega antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres.

Xô, rugas e manchas!

A escolha do sabonete depende do seu tipo de pele, mas em geral deve ser mais hidratante do que o usado aos 20 anos. Inclua um tônico para equilibrar o pH da pele e use filtro solar mesmo naqueles dias nublados em que você só vai até a padaria. Nos tratamentos noturnos, saem os antioleosidade e entram os hidratantes mais potentes. Indica-se continuar com o ácido glicólico, que estimula a renovação celular, e os antioxidantes, importantes em qualquer idade. Se for necessário, invista em uma máscara revitalizadora semanal para recuperar o viço da pele.

Mas há novidades para as suas compras: inclua cremes com ativos clareadores e uniformizantes, como hidroquinona, ácido kójico, ácido fítico, idebenona e arbutin. Também é importante procurar tratamentos específicos com substâncias que incentivem a produção de colágeno, tais como as vitaminas C e E, o retinol e o retinaldeído. Fique atenta: além de cuidar da área dos olhos, inclua o pescoço na sua rotina de cuidados. A pele dessa região é igualmente sensível.

Experimente também

É o dermatologista que vai indicar o tratamento adequado. Se ainda não tem um para chamar de seu, procure já! Nessa idade é comum a aplicação de luz intensa pulsada, um aparelho que age na melanina das células, diminuindo a incidência de sardas e melasmas, além de estimular o colágeno. Indica-se peelings químicos (substâncias que penetram na pele) para estimular a renovação celular, sem a necessidade da abrasão. Esse tipo de peeling ameniza linhas finas e manchas. A correção das rugas iniciais pode ser feita com a aplicação de ácido hialurônico, um agente de hidratação da pele que, retendo as partículas de água, deixa a pele mais firme.

Agenda

· Todo dia - limpar, hidratar e usar protetor solar

· Toda noite - limpar, aplicar produto com ativo clareador de manchas e antiaging

· Toda semana - esfoliar para remover células mortas e aplicar máscara revitalizadora

· Todo mês - peeling superficial

· Todo trimestre - se necessário, uma sessão de luz intensa pulsada

· Todo semestre - visitar o dermatologista

· Todo ano - se necessário, fazer aplicação de ácido hialurônico


Fique mais linda

· Use primer. Ele diminui os poros e deixa a pele com toque aveludado

· Aposte na base mineral, que tem boa cobertura e textura leve, que não acumula nas linhas finas nem obstrui os poros.

· Procure um corretivo específico para a área dos olhos e ilumine a região com pó iluminador para disfarçar as olheiras.

· Quando usar delineador e sombra no côncavo, suba um pouco o traço quando chegar ao canto interno dos olhos. Esse truque levanta o olhar.

· Não saia sem blush! Os tons de bronze e rosados trazem de volta o viço da pele.