Conheça os 10 produtos clássicos da farmácia

Centenários, alguns produtos não perdem o lugar nas prateleiras e nécessaires, mesmo com todas as inovações. Entenda por que os clássicos das farmácias conquistaram este status.


Apesar de inovações tecnológicas, descobertas de novas substâncias e cosméticos mais específicos para cada tipo de pele ou cabelo, alguns produtos conquistaram seu lugar nas prateleiras de farmácias e perfumarias há décadas. Eles continuam sendo umas das principais escolhas das mulheres – e mesmo quem nunca usou, já ouviu falar ou viu no armário da vovó.

"Trata-se de uma questão histórica e de tradição. No passado, as pessoas tinham poucas opções para resolver ou minimizar os problemas de saúde e precisavam de 'milagres'", afirma Fernanda Carrilho, dermatologista e mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP. A médica ainda ressalta que esses produtos eram acessíveis e contavam com um grande aliado: campanhas marcantes e bem elaboradas. Um exemplo é a do Leite de Rosas, lançado em 1929, que tinha "Preparado que dá it!" como slogan e Carmen Miranda como garota-propaganda.

Responsabilidade é outra palavra-chave para a permanência desses produtos em meio a tantos outros recentes. “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem tomando medidas importantes em relação ao que está no mercado, exigindo alterações dos ativos proibidos nas fórmulas e impedindo a venda de tudo que tiver eficácia duvidosa", reforça Fernanda. Maria Paula Del Nero, médica membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, endossa a opinião. "São dicas que passam a cada geração e muitas são úteis até hoje." Saiba mais sobre 10 clássicos da farmácia que provavelmente já devem ter passado (ou vão passar) por seu nécessaire.






5 - Cotonete Infantil Jej

Visite nossa loja virtual e confira mais produtos pro seu dia-a-dia.