Guia de medicamentos para viagens

Montar um nécessaire com medicamentos e um kit de primeiro socorros para viagem não precisa ser uma tarefa estressante. Basta planejar tudo com antecedência, listar os produtos essenciais para o tipo de viagem, reservar os remédios de prescrição e embalá-los adequadamente. Listamos neste post alguns passos essenciais.


Verifique se você tem suprimento suficiente dos medicamentos de uso contínuo

Faça um cálculo da quantidade de doses necessárias para o tempo de viagem. Se possível, leve doses extras em caso de atrasos de voos ou de emergência (mas tente não levar para mais de 90 dias).

De acordo com a localização do país a ser visitado, é possível que haja necessidade de alterar o horário de ingestão dos medicamentos. Recorra a uma assistência farmacêutica para programar o agendamento de dosagem e defina alarmes no celular, a fim de garantir que não se perca a dose.

Conheça as regras do país a ser visitado

Antes de sair, descubra quais restrições existem sobre medicamentos nos países a serem visitados. Leve os medicamentos nas embalagens originais, inclusive com a receita médica. Em alguns casos, o ideal também é levar uma versão da receita em inglês. Isto é especialmente importante ao passar pela segurança do aeroporto ou alfândega.

Lembre-se que alguns medicamentos podem ser liberados no Brasil, mas em outros países são proibidos, como a dipirona – vetada nos Estados Unidos. Embale e armazene os medicamentos corretamente. Em caso de emergência, certifique-se que tem informações suficientes disponíveis sobre os medicamentos em uso (nome da marca, nome genérico, dosagem, frequência). Se estiver viajando de avião, trem ou ônibus, mantenha todos os medicamentos na bagagem de mão.

Monte uma farmacinha de emergência

Prepare um kit com analgésicos e antitérmicos, além de remédios para azia e enjoos. Dependendo do destino, repelente e protetor solar são essenciais. Álcool gel e curativos também não podem faltar.