Queda de cabelo? O que fazer e quais suplementos podem ajudar?

Estresse, desequilíbrio hormonal e principalmente genética são as principais causas para a queda de cabelo. Mas a calvície, problema que deixa muita gente de “cabelo em pé”, pode ser driblada com a ajuda de algumas atitudes e suplementos específicos. Você já os conhece?


Como em quase tudo nessa vida, um dos passos mais importantes é manter uma alimentação balanceada. Para o crescimento de madeixas fortes e bonitas, vitaminas, proteínas, ferro e zinco são essenciais na dieta.

Mas nem sempre é tão fácil conseguir o equilíbrio entre a rotina e um cardápio nutricionalmente correto, não é mesmo? É aí que entram os suplementos nutricionais.

A vitamina A é um dos nutrientes mais importantes para os cabelos. Auxiliando no crescimento dos fios, ela pode ser encontrada na babosa, em vegetais como a cenoura, a manga,o espinafre; ou em suplementos vitamínicos.

O complexo B mais especificamente B3,B5,B6,B7 e o B12, fortalece o sistema imunológico, trazendo diversos benefícios para o couro cabeludo. Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B são fígado e carne bovinos, banana, abacate, amêndoas. Existem no mercado diversos compostos do complexo vitamínico B para a suplementação alimentar.

E se você acha que só deve tomar aquelas pastilhas solúveis de vitamina C após uma gripe, você está muito enganado. Útil para a absorção do ferro, a vitamina C é uma ótima aliada contra a calvície. Alimentos cítricos são os mais ricos nessa vitamina.

Para prevenir o envelhecimento dos fios, a nem tão famosa vitamina E é a mais indicada. Com sua ação antioxidante, garante o brilho da cabeleira e ainda traz melhorias para a pele. As sementes e castanhas são os alimentos mais ricos nessa vitamina.

No campo das proteínas, uma das mais importantes contra a queda é o colágeno. O nutriente responsável por “colar” nosso corpo faz com que o cabelo cresça naturalmente, ficando sempre jovem e hidratado. O colágeno é um excelente aliado também para a pele. Carnes, ovos e grãos são fontes naturais de colágeno, que pode ser encontrado também em várias fórmulas industrializadas.

Capaz de gerar mais de 300 reações químicas em nosso corpo, o zinco é fundamental para os cabelos. Amacia e proporciona brilho aos fios. Iogurte, amendoim, amêndoas são boas fontes de zinco.

Portanto, aproveite essas duas dicas: boa alimentação e suplementação vitamínica com os nutrientes certos é certeza que aquele penteado vai ficar show! E por muito mais tempo!