Insolação: o que fazer para evitar e como agir

O verão é a época do ano, em que praias e piscinas ficam mais lotadas – uns aproveitam para se refrescar, já outros querem conquistar aquele bronzeado. Todo cuidado é pouco. A exposição prolongada ao sol pode resultar em insolação, uma condição séria que descontrola a temperatura corporal. Os sintomas mais comuns são: ardência, desidratação, febre, vermelhidão na pele, vômitos e diarreias.

A insolação é mais comum em bebês ou idosos, que são mais sensíveis ao calor e ficam desidratados com mais rapidez. Mas, qualquer pessoa que fica horas e horas, torrando no sol, sem tomar os devidos cuidados está sujeita a encarar esse problema, principalmente doentes crônicos e quem abusa de bebidas alcoólicas.


Socorro imediato

Em caso de insolação, deve-se levar imediatamente a vítima ao pronto-socorro. Além disso, é preciso manter a pessoa em um local arejado e ventilado, com sombra, deitada ou sentada, aplicar compressas frias e não geladas sobre o corpo, além de fazer com que a pessoa tome muito líquido, como água e sucos naturais.

Também é recomendável fazer perguntas pessoais, para testar o estado de consciência (se houver perda, o indicado é deitar para o lado esquerdo). Em ocorrências mais graves, podem surgir dificuldades na respiração, extremidades arroxeadas, palidez, desmaios e até convulsões.

Previna-se

Para evitar esse quadro o indicado é: usar roupas leves, claras e mais soltinhas; evitar exercícios físicos nos horários mais quentes (entre 11h e 15h); usar sempre protetor solar com um fator igual ou maior que 30, mesmo que você vá ficar embaixo do guarda sol, ingerir muito líquido. Cuidado com bebidas alcoólicas, café e refrigerantes com alto teor diurético, que potencializam a perda de líquidos.

Agora que você sabe tudo sobre insolação, como prevenir e agir nos primeiros socorros, não se esqueça de curtir e aproveitar o verãozão com moderação e responsabilidade!