Qual é o exercício que mais emagrece?

Toda a atividade física gasta mais calorias do que os níveis gastos em repouso. A quantidade de calorias depende da modalidade escolhida.

Por exemplo, se você correr 30 minutos com certeza gastará mais calorias do que se estivesse a caminhar nesses mesmos 30 minutos. Mas, para entender melhor como quantificar o gasto calórico dos exercícios, vamos conhecer quais são os fatores que tem influência direta.



Alguns fatores devem ser levados em consideração:

- Idade;
- Sexo;
- Condicionamento Físico (sedentário, moderadamente ativo ou intensamente ativo);
- Peso Corporal;
- Tempo em cada sessão de exercício;
- Intensidade na realização do exercício;
- Temperatura ambiente;

Acima citamos algumas variáveis que interferem na quantidade de calorias gastas na realização de um exercício. O gasto calórico de uma sessão de atividade física depende diretamente dessas variáveis.



Mais importante que determinar qual atividade gasta mais é escolher a atividade da sua preferência, determinar também quantas vezes irá praticar na semana, ou seja, definir a frequência. A rotina de algo que você sente prazer, será mais fácil para realizar várias vezes na semana e, possivelmente, poderá tornar-se um hábito de vida saudável.

De modo geral, o mínimo para prática de qualquer atividade que possa lhe trazer todos os benefícios à saúde inerentes à atividade física, são 3 a 5 vezes na semana com um mínimo de 30 minutos em cada sessão. No final da semana você poderá somar o resultado das sessões realizadas.



Portanto, queimar calorias de maneira eficiente, exige um pouco de planeamento e compromisso com os seus próprios objetivos e, o mais importante, esta atividade, antes de tudo, deve ser a que lhe proporciona prazer. Abaixo segue uma tabela com valores de gasto calórico dos exercícios:

Localize a(s) atividade(s) física(s) que você pratica regularmente. Multiplique o valor encontrado na coluna ‘Cal/min’ pelo tempo em minutos que você pratica a atividade. O resultado é o gasto calórico total da atividade selecionada. Por exemplo, musculação (Cal/min 8,9 x 30 (minutos) = 267 Kcal).

ATIVIDADE FÍSICA CAL/MIN.
ATIVIDADE FÍSICA CAL/MIN.
Alongamento 5,4 Judô, Karatê 15,0
Bicicleta (9 Km/h) 4,9 Mergulho 15,8
Bicicleta (15 Km/h) 7,7 Musculação 8,9
Basquete 10,6 Natação Costas 13,0
Caminhar (Plano) 6,1 Natação Crawl 9,8
Caminhar (Acident.) 6,3 Natação Peito 12,4
Circuit Training 14,2 Patinação 6,4
Correr (5’00”/Km) 10,4 Squash 16,3
Correr (5’30”/Km) 14,8 Step 10,1
Correr (7’00”/Km) 16,0 Tênis 8,4
Dança de Salão 3,9 Tênis de Mesa 5,2
Futebol 10,7 Trabalho Doméstico 4,6
Gin. Aeróbica 8,1 Voleibol 3,8
Gin. Localizada ---

Fonte: www.sitemedico.com.br