Os cuidados com as alergias na primavera

A primavera começou deixando a paisagem mais bonita e florida. Mas, como nem tudo são flores, esta época do ano também registra um aumento na incidência de rinite alérgica, asma e dermatite. Além da falta de umidade do ar, o pólen das flores agrava os quadros de alergia durante a estação.


De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, cerca de 30% da população sofre com algum tipo de alergia nessa época do ano. Os sintomas são coriza e congestão nasal, espirros contínuos e frequentes e falta de ar; além de irritação nos olhos. Também há um aumento na procura por anti-histamínicos, que ajudam a tratar os casos mais simples, como irritações na pele. Outros medicamentos bastante utilizados são os corticoides, que tratam situações mais graves, como problemas respiratórios.

É importante observar que todos os medicamentos devem ser prescritos por um médico, pois, se utilizados sem orientação, podem causar efeitos colaterais desagradáveis ou perigosos – entre os quais excessiva sonolência.

Para evitar os riscos relacionados à automedicação, a compra de remédios para doenças alérgicas, além da prescrição médica, pode ser orientada por um profissional farmacêutico. Ele poderá tirar dúvidas quanto à utilização correta dessa classe de medicamentos.

É possível prevenir as alergias. Para isso, recomenda-se limpar os ambientes da casa com pano úmido e deixá-los bem arejados. Esse cuidado elimina a poeira e os agentes alergênicos nela contidos. Roupas que ficaram guardadas por muito tempo no armário também devem ser lavadas ou expostas ao sol antes do novo uso.

Seguindo essa cartilha, sua primavera se tornará realmente encantadora e agradável.